Relógio de Ponto por Proximidade

Saiba como funciona o relógio de ponto por proximidade

No mercado de relógios de ponto eletrônicos, uma possibilidade de identificação dos usuários é o cartão de proximidade, que oferece muitas vantagens no comparativo com outros métodos de verificação de identidade. Muitos empregadores ainda têm dúvidas sobre como funciona o relógio de ponto por proximidade, como instalar o equipamento, como adquirir os cartões e sincronizá-los com o relógio.
Uma grande vantagem do modelo de aproximação, como o nome indica, é a possibilidade de ser identificado sem tocar no equipamento. Basta aproximar o objeto do dispositivo e – pronto – a entrada ou a saída são marcadas.

Vamos entender como isso funciona?Na comparação relógio de ponto manual vs relógio de ponto eletrônico, as vantagens do segundo são percebidas na rotina do departamento pessoal, sobretudo quando adotado o sistema biométrico de identificação.

Identificação única e intransferível

Ao ser cadastrado como usuário do sistema, o funcionário recebe um cartão pessoal e intransferível, com seus dados embutidos de maneira criptografada.
Ao aproximar o cartão do display presente no relógio, as informações são lidas e interpretadas pelo sistema.
O funcionário recebe um comprovante de sua entrada e saída de expediente ou intervalos, de acordo com a portaria 1510/2009 do antigo Ministério do Trabalho e Emprego.
Na outra ponta, as informações podem alimentar um software de recursos humanos, que já relaciona com o funcionário em questão, calcula horas-faltas ou excedentes e auxilia no fechamento da folha.

Qual cartão utilizar no relógio de proximidade?

Os cartões mais utilizados no relógio de ponto eletrônico por proximidade são o ASK 125 KHz ou o Mifare 13,56 MHz.
Protegidos por PVC, os cartões são considerados seguros e praticamente imunes a fraudes. Dentro deles, um chip armazena as informações, como em um cartão de crédito, por exemplo.
Exatamente por isso, recomenda-se apenas que o cartão seja guardado de maneira correta, de preferência longe de ímãs e do contato com telefone celular.

Como cadastrar o dado do funcionários no cartão de proximidade?

Essa é outra dúvida muito frequente e a resposta é bem simples.
Funcionários do departamento pessoal têm senhas específicas de administradores do equipamento, certo?
Quando um trabalhador novo chega na empresa, o pessoal do RH faz o cadastro de um cartão novo – “virgem” – e incorpora as informações: nome, CPF, PIS, CNPJ da empresa, tudo conforme manda a portaria do MTE.
Pronto: feito esse cadastro inicial, o cartão recebe as informações do funcionário e não pode ser adulterado.
Em empresas maiores, também é possível oferecer outro cartão para acesso a refeitório ou lanchonete da empresa, vinculando aos descontos na folha de pagamento. É sempre preciso ressaltar, contudo, que o cartão utilizado no relógio de ponto deve ser exclusivo para essa finalidade.

Qual o melhor relógio de ponto por proximidade?

O relógio de ponto REP iDClass Prox, reúne todas as características do que há de mais moderno neste segmento.
O compartimento de bobina possui capacidade para bobinas de até 400 metros (ou mais de 10 mil tíquetes), com mecanismo impressor de alta qualidade (tecnologia japonesa). O tíquete é cortado automaticamente, evitando congestionamento de papel e longas filas na entrada e saída do pessoal.
O nível do papel, aliás, pode ser acompanhado remotamente, o que também ameniza transtornos causados por falha na impressão justo na entrada do pessoal.
O design arrojado possibilita um equipamento compacto e sem complexidade de manuseio. A interface amigável afasta dúvidas inclusive entre os colaboradores menos familiarizados com tecnologias digitais.
Por fim, o equipamento também concilia a identificação por senhas, para o caso de o profissional esquecer ou perder temporariamente o cartão de proximidade. Tudo isso em um ótimo custo-benefício.